Dissertacao Parte 3 Prot
CAPÍTULO II
REVISÃO DA LITERATURA
A revisão da literatura foi dividida em três seções, prestando-se inicialmente informações acerca das características da atividade física e aptidão física como referenciais para qualidade de vida e performance profissional; em seguida são
apresentados
alguns
conceitos
e
considerações
sobre
o
envelhecimento humano e a capacidade para o trabalho; e, finalmente, são abordadas as questões que envolvem as ações do bombeiro militar, incluindo as implicações do envelhecimento na atuação deste profissional.
Atividade física e aptidão física como referenciais para qualidade de vida e performance no trabalho.
A relação entre os níveis de atividade física, aptidão física e saúde é complexa. A prática de atividade física habitual pode influenciar a aptidão, que, da mesma forma, pode influenciar o nível de atividade física habitual. Por exemplo, com o aumento da aptidão, as pessoas tendem a tornar-se mais ativas, enquanto os indivíduos com melhor aptidão tendem a se tornar ainda mais ativos. Outros fatores estão associados com a diferença nos níveis de saúde das pessoas.
Assim sendo, o nível de aptidão não é determinado somente pelo nível de
10
atividade física habitual do indivíduo. Outros fatores também influenciam a relação destes componentes, entre eles o estilo de vida, condições físicas, sociais e ambientais, características genéticas e os atributos pessoais. Com o intuito de se estabelecer alguns parâmetros conceituais que diferenciem atividade física de aptidão física, buscou-se na literatura o entendimento de Caspersen et al., (1985), onde atividade física compreende qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética, que resulte num aumento no gasto energético acima dos níveis de repouso.
Para que a atividade física interfira positivamente na saúde individual, é necessário que integre os hábitos de vida, que seja praticada regularmente, independentemente de sexo e idade, de acordo com o interesse e