INTRODU O Traba
CURSO: NUTRIÇÃO 1º SEMESTRE
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADA A SAÚDE
NOME/RA.
1570205489 ANA PAULA DA SILVA
2484630193 BRUNA RISAFFI
1567257909 BRUNA N. ARAÚJO DA SILVA
1575160418 CAMILA GUEDES SANTIAGO
1581932523 MARIA GONÇALVES
1569218342 KIMBERLY SARAY PAREDES CORREA
1566238886 ROSANA AUGUSTO DOMINGUES
PLOBLEMAS NUTRICIONAIS EXISTENTES NA SOCIEDADE E SUAS RELAÇÕES COM O CORPO CONTEMPORÂNEO
PROF: MARIA LUIZA
SÃO BERNADO DO CAMPO 23 DE MARÇO DE 2015.
INTRODUÇÃO
Alimento é uma fonte de nutrição, ele é muito importante em todos os tipos da sociedade, e está inserido nos aspectos sociais, religiosos e econômicos.
Alguns nutricionistas, enfermeiros e médicos com pensamentos de melhorias tentam mudar as práticas relacionadas às dietas dentro dessas culturas, pois acreditam que são difíceis as mudanças, mesmo quando interferem na nutrição adequada.
A antropologia é o estudo das diferenças e semelhanças culturais, que desenvolve um papel importante nas pesquisas de culturas, evoluções, desenvolvimento e funcionamento em qualquer tempo e lugar, eles também estudam como o alimento é cultivado, colhido, preparado, servido e consumido.
Cada cultura constrói crenças populares sobre a vulnerabilidade criam costumes protetores, proibições comportamentais e impõe tabus simbólicos para tentar controlar as incertezas e os perigos que os ameaçam inclusive no Brasil, essas culturas causam problemas nutricionais importantes para a população que se tornam vulneráveis, dentre elas a desnutrição, anemia, carência de ferro, falta de vitaminas e minerais, enfermidades cardio e cerebrovasculares, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, etc.
No Brasil temos uma diversidade cultural muito rica, com uma colonização construída por diversos povos, onde temos uma herança cultural dos portugueses, indígenas e a africana.
Os índios viviam principalmente da natureza, plantas, animais locais e peixes, a contribuição deles para a nossa alimentação foi e