dispositivos eletromecânicos
Nome: Igor
Nome: Isac Cortes
Nome: Vanessa Alcantara
Dispositivos Eletromecânicos
A invenção da luz elétrica no fim do século XIX permitiu que outras máquinas como a tabuladora mecânica de Herman Hollerith aparecessem e fossem utilizadas efetivamente para processar dados. A seguir, veremos algumas dessas invenções.
Cartões Perfurados – Herman Hollerith
Nos anos 80, os EUA procurava urgentemente por uma forma eficaz e rápida de realizar a contagem de dados dos censos, pois, no ano de 1880 , a contagem teria demorado cerca de 7 anos para ser feito e os americanos temiam que o mesmo ocorresse com os de 1890.
Foi baseado nesses acontecimentos, que o jovem fascinado por estatísticas, Herman Hollerith, quis elaborar uma máquina que conseguisse avaliar uma grande quantidade de dados com mais eficiência. O seu projeto foi iniciado por volta de 1881.
Hallerith, teve uma grande ideia ao ver um fiscal de uma ferroviária perfurar os bilhetes do trem e espelhou-se nas folhas de urdidura de Joseph-Marie Jacquard, e criou uma máquina que processava dados baseado na separação de cartões perfurados. O que inovou sua máquina foi o fato de ele usar eletricidade para fazer as leituras, contagem, separação e tabulação dos cartões.
A máquina funcionava da seguinte forma: Os dados coletados eram armazenados por meio de perfurações em locais específicos no cartão. Nas máquinas de tabular, um pino passava pelo furo e chegava a uma jarra de mercúrio, fechando um circuito elétrico causando um incremento de 1 em um contador mecânico.
A invenção de Hallerith auxiliou o censo de 1890 e reduziu o tempo de processamento de dados de 7 anos para 2 anos e meio. Mais tarde, ele fundaria uma empresa para produzir máquinas de tubulação, que logo depois iria se chamar IBM (International Busines Machines).
Relés - George Stibitz
Relés são interruptores eletromecânicos muito usado em sistemas telefônicos e funcionam da seguinte forma: quando