DISPOSITIVOS DE ENGENHARIA
As válvulas são usadas em diversas aplicações como, por exemplo, serviço de liga-desliga, prevenção de vazão reversa, controle e alivio de pressão, limitação de vazão, entre outras. A mais importante função das válvulas é o controle automático e contínuo do processo.
TIPOS DE VÁLVULA
Existem no mercado industrial, diversos tipos de válvulas, que são empregadas para o funcionamento pleno de tubulações, caldeiras, entre outros equipamentos. Entretanto, as válvulas mais utilizadas no meio industrial são:
1. Válvula esfera;
2. Válvula borboleta;
3. Válvula de retenção;
4. Válvula gaveta;
5. Válvula globo;
6. Válvula de diafragma.
1. VÁLVULA ESFERA
Consiste em um obturador esférico dentro de um corpo tubular. É muito utilizada na indústria devido a sua aplicabilidade em condições de corrosão aliadas à pressão e temperaturas altas.
O seu funcionamento consiste em uma passagem cilíndrica que, quando alinhada com a tubulação, permite o fluxo do fluido. Girando esta esfera por 90º, e assim tirando a passagem da direção do fluxo, a válvula fica fechada. A haste da válvula gira a esfera dentro do corpo e é encaixada na parte superior da esfera. Onde a haste encaixa com a alavanca geralmente existe uma marca indicando se a válvula esta na posição aberta ou fechada.
2. VÁLVULA BORBOLETA
É utilizada especialmente para gases e líquidos à baixa pressão, pois possui baixa queda de pressão, baixo custo e ação rápida. Consiste em um anel do mesmo diâmetro da tubulação, com um disco que gira dentro do anel em torno de um eixo, abrindo ou obstruindo a passagem do fluido.
Muitas válvulas tipo borboleta têm um mecanismo do atuador para segurar a válvula na posição desejada. Quando o fluido é corrosivo ou erosivo, o corpo e disco podem ser revestidos com materiais mais resistentes. Em bitolas pequenas, o mais comum é com alavanca, em bitolas maiores, a válvula é fornecida com volante e caixa de engrenagem, pode ser, também, com acionamento automático por sistema