Dispositivo para fratura de faces de selagem
A função das vedações é a de isolar entre si meios onde ocorrem pressões, temperaturas, ou onde estão contidos agentes propulsores diferentes. Destinam-se também, a impedir a penetração de corpos estranhos nos meios onde se processam as operações ou vazamento de lubrificantes através dos mancais.
Serve para impedir a passagem, de maneira estática ou dinâmica, de líquidos, gases e sólidos particulados (pó) de um meio para outro. Os elementos de vedação atuam de maneira diversificada e são específicos para cada tipo de atuação.
É importante que o material do vedador seja compatível com o produto a ser vedado, para que não ocorra uma reação química entre eles. Se houver reação química entre o vedador e o produto a ser vedado, poderá ocorrer vazamento e contaminação do produto. Um vazamento, em termos industriais, pode parar uma máquina e causar contaminações do produto processado que, consequentemente, deixará de ser comercializado, resultando em prejuízo à empresa.
2 SELO MECÂNICO
O selo mecânico é um dispositivo mecânico que previne o escape de fluido sob pressão de um recipiente onde o eixo rotativo atravesse sua carenagem como mostra o exemplo ilustrado na figura 01. “É um vedador de pressão que utiliza princípios hidráulicos para reter fluidos. “ (SENAI, 1997, p.20)
Figura 01 – Vedação por selo mecânico em bomba centrífuga
A vedação exercida pelo selo mecânico se processa em dois momentos: a vedação principal e a secundária.
A vedação principal é feita num plano perpendicular ao eixo por meio do contato deslizante entre as faces altamente polidas de duas peças, geralmente chamadas de sede e anel de selagem. A sede é estacionária e fica conectada numa parte sobreposta. O anel de selagem é fixado na luva ou no eixo e acompanha seu giro. Para que as faces do anel de selagem e da sede permaneçam sempre em contato e pressionadas, utilizam-se molas conectadas ao anel de selagem.
Sua principal função é