Disperpsia e depressão
4680 palavras
19 páginas
DISPEPSIAO que é?
Chamamos de dispepsia os sintomas relacionados ao abdômen superior, geralmente chamados de "indigestão. Digamos que a digestão nada mais é do que transformar partículas grandes em pequenas, num processo que começa na boca e termina no intestino, tendo o envolvimento da saliva, do suco gástrico, do bile e enzimas. Ao digerir alimentos, o organismo está recebendo nutrientes essenciais para seu bom funcionamento e se a digestão não ocorre de maneira adequada, o fornecimento destes nutrientes fica alterado, tendo como conseqüência a degeneração do alimento e a transformação desses, em gases, ácidos e outras substâncias venenosas que prejudicam a saúde.
O indivíduo com hábitos saudáveis como: a prática de atividade física regular, alimentação equilibrada, peso adequado, não fumar e não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, na maioria das vezes não apresenta sintomas de dispepsia. Portanto, se esses hábitos forem realizados opostamente, como alguém acima do peso, sedentário, fumante, um abuso na quantidade de alimentos, a rapidez com que se alimenta, consumo de alimentos de difícil digestão e bebidas alcoólicas, aumentam as chances de sofrer desta patologia tão comum.
Não se pode deixar de incluir na lista de possíveis causas, o estresse do dia-a-dia. Este por sua vez, além de deixar o metabolismo “atordoado”, faz com que a digestão fique complicada. Ou seja, a correria cotidiana, gera um ciclo vicioso, corre-corre, stress, o individuo acaba ficando sem tempo para se alimentar de maneira saudável e calma, assim como nem pensa para mastigar, desencadeando uma digestão difícil, o que interfere no rendimento do trabalho e também afeta o humor. Assim, como conseqüência desses maus hábitos é possível constatar vários sintomas, como por exemplo: dor, arrotos, peso, queimação, náusea, saciedade precoce, vomito, distensão abdominal (estufamento) e sensação de mal-estar depois de uma alimentação inadequada. Freqüentemente, as pessoas confundem os