Disfunçao erectil
Por vezes, indivíduos da comunidade masculina sentem dificuldades em manter uma ereção. Homens que vivenciam uma incapacidade súbita de manter uma ereção quase sempre revelam uma origem psicológica para o problema. Assim como uma ereção pode resultar apenas de pensar em sexo, pensamentos negativos, por exemplo, sobre problemas financeiros, desentendimentos com a parceira ou problemas no trabalho podem impedir que o homem tenha ou mantenha uma ereção. De modo geral, homens com esse tipo de problema de ereção continuam a ter ereções enquanto dormem ou quando se levantam pela manhã.
Mas um problema ocasional em manter uma ereção não é o mesmo que a DE (disfunção eréctil). A DE é a incapacidade persistente de ter ou manter uma erecção satisfatória para o ato sexual. Essa é a definição médica aceita.
Por que a denominação "disfunção erétil" e não "impotência", que é um termo mais conhecido pelo público?
Porque a palavra impotência vem repleta de conotações pesadas e negativas. A disfunção erétil, por outro lado, descreve o problema físico com simplicidade e exatidão. Embora homens com DE sejam incapazes de ter uma ereção suficiente para a penetração, eles podem muito bem ter desejo sexual normal e a capacidade de chegar ao orgasmo e ejacular. A fertilidade permanece intacta.
-------------------------------------------------
Causas da Disfunção Erétil
A disfunção erétil pode ter origem em diversos fatores, sejam eles físicos ou psicológicos. Muitas vezes é uma combinação de ambos.
Causas Físicas * Cirurgia: Intervenções cirúrgicas do intestino grosso, do reto ou da próstata e tratamentos de radioterapia na área pélvica podem danificar os nervos e os vasos sanguíneos e causar problemas de disfunção erétil. * Problemas Vasculares: A arteriosclerose (endurecimento das artérias), derrame cerebral, fumo, hipertensão, problemas cardíacos e colesterol elevado são fatores que afetam a entrada e a saída do fluxo de sangue