perguntas
1) A fecundação é o processo de fusão entre os gâmetas feminino e masculino, ocorrendo ao nível da trompa de Falópio. Faça uma revisão anatómica desta estrutura e identifique o local em que é mais frequente ocorrer a fecundação. Explique a relação da trompa com o ovário.
II
2) O útero é um órgão do aparelho reprodutor feminino destinado à implantação e desenvolvimento de um embrião. Mais frequentemente, encontra-se em anteversão e anteflexão.
a. Explique a posição anatómica referida. Identifique outras posições possíveis.
b. Identifique as camadas que constituem a parede uterina.
c. O útero não está livre na cavidade pélvica. Identifique os meios de fixação uterina.
III
3) Um dos métodos contraceptivos disponíveis é o DIU (dispositivo intra-uterino). A sua colocação é feita por via endovaginal. Faça uma revisão das estruturas anatómicas que teria que atravessar para a colocação deste dispositivo.
IV
4) O carcinoma da mama é um dos tipos de cancro mais frequente na mulher. Os tipos histológicos mais comuns são o ductal e o lobular.
a. Descreva a constituição da mama e explique a partir de que estruturas se originam os referidos tumores.
b. Na prevenção deste tipo de neoplasia é fundamental o auto-exame mamário, que inclui a palpação não só da mama, mas também do escavado axilar, regiões infra e supra-claviculares. Explique porquê, fazendo uma revisão da drenagem linfática da mama.
Aparelho Reprodutor Masculino
I
1) Por vezes a prática desportiva violenta pode levar a uma situação clínica que se designa vulgarmente por “torção do testículo”, condição extremamente dolorosa e que tem que ser rapidamente tratada, sob pena de perda de viabilidade testicular. No entanto, esta designação não é a mais correcta. Estude a anatomia do testículo, identifique as estruturas que com ele se relacionam e explique porquê.
II
2) É no testículo que são produzidos os espermatozóides. Faça uma revisão anatómica das