Disertação sobre ead
Assim, a partir que tal ação é delineada, falta definir os meios pelos quais tais processos ocorrem, de modo que a EAD - Educação a Distância pode ser definida, então, como uma forma de ação ou processo de aprendizagem que se dá à distância, ou seja, a diferença fundamental passa a ser o veículo para que tal ação ocorra, e não o conteúdo envolvido.
Com a internet, assim como com a televisão, torna-se possível compartilhar o conhecimento de modo amplo e direcionado, a partir da tabulação específica do material a ser ensinado, da metodologia de contato direto ou indireto com o pólo irradiador do ensino (geralmente um professor) e os métodos de avaliação para se detectar ou sucesso ou não do procedimento.
Esta é justamente a principal diferença entre a EAD e a educação presencial. Ora, se não deve haver perda ou ineficiência no procedimento educacional (ao menos em teoria), não deveria caber nenhum preconceito referente ao método de ensino à distância.
Cada vez mais instituições de ensino, públicas e privadas, optam por oferecer seus conteúdos educacionais à distância, de modo total ou parcial, com os respectivos ganhos e economias inerentes.
Ora, o Brasil é um país de dimensões continentais, com uma subsequente desigualdade espacial sócio-econômica, e com consequentes níveis diferenciados de educação e acesso ao conhecimento. Se através de um computador o indivíduo tem a possibilidade de aceder ao processo educacional, torna-se possível incluir o mesmo e igualá-lo ao nível de todos.
Assim, cada vez é maior a pesquisa por plataformas e sistemas que possibilitem uma maior inserção pedagógica no cotidiano do