DISCURSO ESPARTA
E ESPARTA? ONDE MORA? ONDE VIVE? COMO SE REPRODUZ?
ESPARTA FOI UMA CIDADE QUE, DE FATO, TEM UM INTENSO LEGADO.
A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE ESPARTA É NO MÍNIMO CURIOSA.
POR VOLTA DO ANO 1000 A. C. OS DÓRIOS CHEGARAM AO TERRITÓRIO DO EXTREMO SUL DA GRÉCIA, NA REGIÃO DO PELOPONESO, LOCAL EM FICA A CIDADE. PARA A MITOLOGIA, A CHEGADA DOS DÓRIOS REPRESENTAVA A VOLTA DOS FILHOS HÉRCULES QUE HÁ MUITOS ANOS HAVIAM SIDO EXPULSOS DAQUELE LOCAL.
OS DÓRIOS FORMARAM ALDEIAS QUE LOGO SE UNIRAM, DANDO ORIGEM À CIDADE DE ESPARTA. A CIDADE FOI CONQUISTANDO NOVOS TERRITÓRIOS E POUCO TEMPO DEPOIS OCUPAVA BOA PARTE DO PELOPONESO.
TODAS ESSAS CONQUISTAM TROUXERAM PROSPERIDADES PARA ALGUNS.
OUTROS, PORÉM, EMPOBRECIAM. ASSIM SURGIRAM A TENSÕES SOCIAIS.
A MEDIDA TOMADA POR UM IMPORTANTE LEGISLADOR CHAMADO LICURGO FOI COMPARTILHAR OS BENS E OS IMÓVEIS ENTRE RICOS E OS POBRES.
AO PASSO EM QUE TOMOU ESSA IMPORTANTE DECISÃO, LICURGO INSTAUROU ALGO QUE FARIA AQUELA CIDADE SER LEMBRADA DURANTE TODA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE: NASCIA ALI O MILITARISMO ESPARTANO.
AS CRIANÇAS DO SEXO MASCULINO, INDEPENDENTEMENTE DE SUA ORIGEM, ERAM CRIADAS COMUNITARIAMENTE DE FORMA EXTREMAMENTE RIGOROSA.
LOGO QUE NASCIAM AS CRIANÇAS ESPARTANAS ERAM AFASTADAS DOS PAIS E CRIADAS E EDUCADAS COLETIVAMENTE. SE FOSSE BELA, BEM FORMADA DE MEMBROS E ROBUSTA ELA VIVIA. PORÉM, SE LHES PARECIA FEIA E DEFORMADA, MANDAVAM ATIRÁ-LA A UM PRECIPÍCIO.
OS BEBÊS ERAM LAVADOS COM VINHO. PARA OS ESPARTANOS, AS CRIANÇAS SUJEITAS À EPILEPSIA, OU ENTÃO CATARRENTAS E DOENTIAS NÃO RESISTIAM AO BANHO DE VINHO E MORRIAM. AS SAUDÁVEIS TORNAVAM-SE MAIS RIJAS E MAIS FORTES.
QUANTO ÀS LETRAS, APRENDIAM SOMENTE O NECESSÁRIO. OU SEJA, TODO O APRENDIZADO CONSISTIA EM BEM OBEDECER, SUPORTAR O