Discromia
-------------------------------------------------
O QUE SÃO MANCHAS?
As manchas na pele são um tormento para homens e mulheres que buscam uma aparência saudável e jovem. A marca de uma espinha, as sardas e os cloasmas de gravidez são as mais comuns e podem ser prevenidas e apagadas. Como todo tratamento, tendo inicio logo nos primeiros sintomas, as chances de sucesso são imensas. Se forem prevenidas com protetor solar diário, então, uma pele lisa e aveludada é garantida.
As manchas são uma variação de cor na pele — quantidade de melanina — e podem aparecer marrom, brancas ou vermelhas e variar sua intensidade de acordo com a predisposição de cada pessoa.
-------------------------------------------------
MANCHAS DE ENVELHECIMENTO
"O envelhecimento cronológico pode fazer com que se tenha mais vulnerabilidade a pintas e manchas localizadas, pois o organismo vai perdendo a capacidade de filtrar as células defeituosas. A pele perde, também, parte da capacidade de se defender do sol, além do fato da radiação ser cumulativa ter sido guardada na memória da célula durante as décadas de vida", explica a dermatologista Lígia Kogos.
Envelhecimento das mãos: As famosas melanoses actínicas nas mãos, sardas brancas em pernas e antebraços, avermelhamento na lateral do pescoço (chamada poiquilodermia) e as lesões pré-cancerosas, ásperas como as queratoses actínicas são exemplos dos efeitos causados na pele ao longo dos anos e que podem ser amenizados com o uso do protetor solar.
-------------------------------------------------
MANCHAS CAUSADAS POR LESÕES
Picadas de insetos, queimaduras leves e arranhões costumam deixar a pele manchada. A princípio, as lesões são cor de vinho ou rosadas, mas depois podem se tornar castanhas, já que o organismo "deposita" melanina nos locais onde houve uma inflamação, particularmente nas pessoas de pele morena ou dourada, as