Trabalho cultura das artes
Curso Profissional Técnico de Turismo
Temática:
Polos da Criação contemporânea: * Abstração pós-pictórica; * Arte Pobre; * A Pintura na Atualidade;
Marta Lopes, nº 7
12º C
Índice
* Introdução…………………………………………………………3 * Abstração pós-pictórica………………………………………….4 * Arte Pobre……………………………………………………….5/6 * A pintura na atualidade………………………………………..7/10
Introdução
A partir dos anos 60 do século XX, a arte muda completamente. Novas formas de artes surgem, assim como novos pensamentos. A arte passa a ser um espelho da vida real e do quotidiano, dando a conhecer uma sociedade consumista, com publicidade agressiva, que estimula todos a suprir as suas necessidades.
O meu trabalho focalizará a Abstração pós pictórica, a Arte Pobre e a Pintura na atualidade.
Abstração pós-pictórica
Este foi um movimento estritamente formal, nascido na América, nos anos 60 e possuía uma linguagem fria e impessoal. Era estruturalista ou literalista por isso era impossível julgar ou identificar um assunto na obra. O seu caracter de forma geométrica e absolutamente bidimensional retiravam qualquer aspeto anedótico ou engraçado da obra, mantendo, assim pureza plástica.
Ellsworth Kelly Frank Stella
Kenneth Noland
Jules Olitski
Arte Pobre
A Arte Povera surgiu na Itália, através e um manifesto em 1967. O que ligava todas as obras era o uso de materiais pobres, já usados, desgastados e pouco usuais. Teve inúmeros adeptos apesar se ser criticada por outros como sendo repressora da atividade artística.
Mário Merz
Piero Manzoni
Alberto Burri
Lúcio Fontana
Pino Pascali
A pintura na atualidade A partir dos anos 70e 80, os movimentos artísticos multiplicaram-se muito, mas podemos separa-los em 3 vias artísticas: * A da Abstração; * A da Arte Conceptual; * A da Figuração; A da Figuração envolvia Expressionismo,