Discriminação racial
A Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Normas de Discriminação Racial da ONU, ratificada pelo Brasil, diz que:
"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" Art. 1. (imagem de fundo)
violência contra a mulher 1.
Mulheres negras, entre 20 e 40 anos e que não ultrapassaram o ensino fundamental, são as que mais recorrem à Central de Atendimento à Mulher, criada para dar informações e orientações às vítimas de violência. A maioria (61,5%) diz sofrer agressões diárias, cometidas principalmente pelos companheiros. Os números integram estudo da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres divulgado ontem para lembrar os 2 anos de vigência da Lei Maria da Penha. Lígia Formenti, O Estado de São Paulo situação da criança negra- Mortalidade infantil.
2. Segundo o Relatório da Situação Mundial da Infância do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que avalia a situação da criança em 194 países, 9,7 milhões de crianças com menos de cinco anos morreram em todo o mundo por problemas relacionados à pobreza. Os números da Unicef no Brasil mostram que a mortalidade infantil entre as crianças de mães negras é 40% maior do que a dos filhos de mães brancas e entre os indígenas a mortalidade infantil é de 48,5 por mil nascidos, que é duas vezes a taxa das crianças brancas
Adoção
Vários sites disponibilizam informações sobre adoção.
Vários sites trazem as dificuldades que tem enfrentado as famílias brasileiras com relação a espera para a adoção .
Porém são poucos os sites que falam sobre as dificuldades e apontam os índices de