Discriminaçao racial
Racismo no Espaço Escolar
PLANO DE AÇÃO
Racismo no Espaço Escolar
PLANO DE AÇÃO
Racismo no Espaço Escolar
PLANO DE AÇÃO
Racismo no Espaço Escolar
INTRODUÇÃO
O preconceito é uma ideia formada previamente, uma atitude que aliena tudo aquilo que não faz parte dos padrões exigidos pela sociedade sobre uma pessoa ou grupo étnico, seja por sua cor, crença religiosa, limitação física, opção sexual, etc. O preconceito dá origem à discriminação, que é o ato de “fazer distinção”, de colocar a “ideia” em prática. Por exemplo, quando você não gosta de uma pessoa com determinada característica física ou mental, é um preconceito. A partir do momento que você começa a insultá-la, com agressões verbais ou físicas, isso é uma discriminação.
Como a escola é um ambiente que mescla pessoas de diferentes realidades, é comum que haja algum tipo de discriminação em relação a diferenças sociais, e a escola, sendo parte da sociedade, sofre reflexos dessas desigualdades.
Combater essas atitudes dentro de sala de aula tem sido um grande desafio para os educadores. Muitas vezes o professor não está preparado e nem recebe auxílio para lidar com essas situações. Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2009, revela que 99,3% dos alunos, pais e funcionários têm algum tipo de preconceito étnico-racial, socioeconômico, com relação a portadores de necessidades especiais, gênero, geração, orientação sexual ou territorial.
O PRECONCEITO É ALGO QUE VEM DE CASA
Antes dos professores e da escola, os pais são os principais responsáveis pela educação e conscientização das crianças e adolescestes. O preconceito e a discriminação originam-se, antes de tudo, na sociedade em que vive o individuo. Se a criança percebe através de seus pais, familiares ou vizinhos que há diferença entre negros e brancos, onde uma parte seria uma raça superior e a outra inferior, ela vai agir da