Discos rígidos
Francisco Vilmar Pinheiro
IFPA – Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal
Rod. BR 316, Km 62 Bairro: Saudade, Castanhal - PA, 68740-970
vilmar_pinheiro@hotmail.com
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo sobre o Disco Rígido também chamado de HD (Hard Disk).
1. Introdução
O HD é a unidade de armazenamento permanente onde fica gravado os programas e arquivos dos usuários.
2. Formatos
As grandes corporações foram às primeiras que utilizaram os computadores para processamento comercial, onde o modelo utilizado era totalmente centralizado.
Sendo que tais computadores habitavam grandes salas, os chamados Centros de Processamento de Dados ou CPD’s. No início dos anos 60 foram criados os primeiros protocolos de comunicação BSC-1 (Bynary Synchronous Communications) para transmissão de informações remotas em batch, e BSC-3 (ou poll select) que permitia a integração do usuário com o sistema através de terminais, ou seja, o processamento on-line. Esses avanços tecnológicos proporcionaram um alto grau de conectividade para os sistemas da época, impulsionando novos avanços. A partir desse ponto, foram desenvolvidos vários tipos de mainframes para disputar o mercado, cada um deles utilizava uma arquitetura de rede própria e incompatível entre si, como por exemplo o SNA (IBM), o XNS (Xerox) e o DECNET (Digital). Os problemas começaram a surgir quando os usuários tiveram necessidade de interconectar os diferentes sistemas entre si, evidenciando assim as incompatibilidades: os aplicativos, placas de memória, expansões de terminal, placas controladoras e demais componentes geralmente só funcionavam se pertencessem ao mesmo fabricante do mainframe, fazendo com que os usuários ficassem praticamente “presos” a um único fornecedor.
3. Tipos
Projetado sem que se conhecessem ainda as camadas do modelo OSI (fonte), e conforme citado na introdução deste trabalho não foi criado para ser um