DISCOS RÍGIDOS E PORTAS DE COMUNICAÇÃO
O Hard Disk (HD), ou simplesmente Disco Rígido, é um sistema de armazenamento de alta capacidade que, ao contrário da memória RAM, não perde seus dados quando desligamos o computador, sendo por isso destinado ao armazenamento de arquivos e programas. São periféricos que possuem como mídia de armazenamento discos (platers) construídos em ligas de alumínio, gerando a denominação disco rígido ou hard disk. Uma mesma unidade contém de um a quatro platers, genericamente, sendo que cada plater lê (leitura) e escreve (gravação) dados nas duas superfícies.
1.1 – FUNCIONAMENTO DO DISCO RÍGIDO
Dentro do disco rígido, os dados são gravados em discos magnéticos. Estes discos são compostos de duas camadas: a primeira é chamada de substrato, e nada mais é do que um disco metálico, geralmente feito de ligas de alumínio. A fim de permitir o armazenamento de dados, este disco é coberto por uma segunda camada, agora de material magnético. Os discos são montados num eixo que por sua vez gira graças a um motor especial.
Através da rotação dos discos, e com a ajuda do movimento radial da cabeça em relação à superfície do disco e havendo cabeças de leitura e escrita para cada superfície, garante-se que toda a superfície de todos os discos físicos é acessível pelas cabeças. Para ler e gravar dados no disco usamos cabeças de leitura eletromagnéticas, que são presas a um braço móvel, o que permite o seu acesso a todo o disco (Figura 1). Como uma face é isolada da outra, temos num disco rígido várias cabeças de leitura, uma para cada face. Cada unidade de disco tem um número fixo de discos físicos. Cada disco físico tem duas superfícies e para cada uma existe uma cabeça de leitura. Assim, o número de cabeças dum disco é duas vezes o número de discos físicos.
Figura 1 - Esquema de constituição de um disco rígido (discos e cabeças de leitura e escrita).
Apesar de possuirmos várias cabeças de leitura num disco rígido, elas não se movimentam