Disciplinas Auxiliares da História
Diferente das Ciências Auxiliares da História, que são conhecimentos autônomos em relação à história, ajudam a interpretar o fato histórico, como exemplo: a Arqueologia, a Economia, a Paleontropológica, a Política, a Geografia a Filosofia e a Sociologia; As Disciplinas Auxiliares da História são os conhecimentos que dependem da história e sem ela, não existiriam.
Vexilologia: É o estudo de bandeiras, estandartes e insígnias assim como de suas simbologias, usos e convenções. O Termo foi inicialmente criado por Whitney Smith, em 1962 foi criado o Flag Research Center, no estado norte-americano de Massachusetts; Em 1967 foi fundada a Associação Vexilológica Norte Americana, com importante participação de Smith. Importantes obras sobre o tema são ‘Flag Lore of All Nations’, ‘The Flag Book of the United States’ e ‘Flags Through the Ages and Across the World’. O termo vem da palavra vexillum, nome dos estandartes do período clássico do Império Romano. Os vexilologista, ao estudarem, levam em consideração as circunstâncias históricas, as perspectivas culturais e as preocupações práticas (nesse caso, principalmente sobre a criação de uma nova bandeira para uma nação).
Sigilografia: Diferente da Filatelia, que se relaciona aos selos postais, a sigilografia é o estudo cientifico/critico dos carimbos/selos utilizados pelo homem, como instrumento para autorizar e/ou validar documentos públicos e privados. A palavra vem do composto de dois termos do grego-latim, no latim sigillum e do grego γραφή. Também denominada esfragística, ou ‘ars sphragistica’ como denominou Heumann , é o termo que se aplica mais aos aspectos técnicos e artísticos, enquanto a sigilografia liga-se mais a importância critica (mais próximo da Diplomática). Visto nas escolas austríaco-alemã, principalmente entre os séculos XVIII e XIX, era