Banco de dados
Para compreender o que é um banco de dados é preciso saber diferenciar dado de informação.
Os dados, quando sozinhos, podem não ter valor algum, pois podem não fazer sentido.
As informações são algo com valor para quem a usa, pois consistem no conjunto de dados que juntos dão sentido e geram conhecimento.
Logo, um banco de dados pode ser descrito como um arquivo ou um conjunto de arquivos que guardam algum tipo de informação que será usada, podendo esta informação ser alterada mais tarde.
Podemos citar como exemplos de banco de dados a lista telefônica e o atlas geográfico.
2 – O QUE É SGBD (SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS)?
O SGBD é conjunto de programas de computador que gerenciam o banco de dados.
Ele controla o acesso às informações, garante a consistência dos dados, mantendo assim, a segurança dos dados.
O SGBD é responsável também por salvar os dados no disco rígido, manter os dados mais acessados na memória, gerenciar a interface entre um programa e o usuário, fazer backup caso haja alguma falha possibilitando assim o resgate das informações, permitir que mais de um usuário utilize o banco de dados, possibilitar a modificação do banco de dados.
3 – EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO DE BANCO DE DADOS :
Um banco de dados pode ser utilizado para inúmeros fins, entre eles:
Guardar informações dos países com suas cidades e número populacional, armazenar imagens dos pontos turísticos de uma cidade, guardar dados de corporações.
4 – VANTAGENS E DESVANTAGENS DO BANCO DE DADOS :
Como vantagens podemos citar a consistência dos dados, a eliminação de dados repetitivos, disponibilidade de informações adicionais, compartilhamento dos dados, integridade dos dados, segurança dos dados, facilidade na recuperação dos dados, maior produtividade, maior facilidade no acesso dos dados e padronização dos dados.
Como desvantagens podemos citar o custo, a complexidade e um