Disciplina
Atividade apresentada à disciplina de Psicologia Social I do Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Brasileira MULTIVIX, como requisito parcial para avaliação do 2º bimestre.
Orientador (a): Prof.ª Grace Rangel.
Vitória
2013
A disciplina é de suma importância para o desenvolvimento infantil, entretanto, muitos pais não estão sabendo como disciplinar seus filhos. Alguns são muitos liberais, às vezes até como os pais do principezinho da história do “Principezinho tirano”, tornando seus filhos verdadeiros príncipes e princesas mimadas e que acham que o mundo gira ao seu redor. Esses pais pensam que dizer não pode magoar a criança e traumatizá-la.
Pais de primeira viagem são os que mais se encaixam nesse perfil de liberal, não sabendo muito bem o que fazer, eles acabam fazendo todas as vontades da criança, a transformando num ser mimado, egoísta, manipulador, já que cresceu achando que era o verdadeiro rei do lar, onde todos faziam suas vontades e cediam aos seus caprichos. Essas crianças que crescem nesse mundo narcisista aonde o seu eu é o mais importante acabam ficando solitárias, pois não aprenderam a compartilhar, a dividir o que tem, não consegue ter amizade, acabam se tornando pessoas tristes e solitárias, o irônico é que os pais tratam a criança com todo amor, dedicação, cedendo a todos seus caprichos e vontades, para fazê-la feliz, mas no fim ela pode se tornar um adulto solitário e triste.
Em contraste com esses pais liberais, também tem os pais cheios de regras e limites, tratam seus filhos como verdadeiros pequenos adultos, a criança acaba confundindo suas responsabilidades, pois esses pais querem que elas sejam super responsáveis, que sejam extremamente obedientes, e essa criança que cresce nesse mundo de proibições e limites acaba perdendo um pouco de sua infância, todavia que não podem nem sair para brincar caso não tenham feito suas tarefas. Pais cheios de limites e super