Disciplina: História da Filosofia Medieval: Patrística
1. Situe historicamente o período da literatura sapiensial semita (bíblica) e como a sabedoria é compreendida nessa literatura.
2. Como Fílon de Alexandria entende o Logos e como o relaciona com Deus e o mundo (criação)?
3. Platão, na teoria da participação das ideias, apresenta cinco ideias originárias as quais participam umas das outras e são as ideias fundamentais que estão na base de todas as demais ideias. Cite quais são estas ideias. Demonstre como uma ideia PARTICIPA das outras. Explique como o mundo sensível imita e participa do mundo das ideias.
4. Fundado nas cinco ideias fundamentais apresentadas por Platão, como Plotino apresenta o UNO (lembrando que o uno em Platão não é o mesmo que o uno em Plotino)? O UNO de Plotino pode ser pensado? As cinco ideias fundamentais de Platão ajudam a pensar e definir o UNO de Plotino? A partir do UNO que crítica podemos fazer as ideias fundamentais de Platão? Argumente.
5. Explique a teoria plotiniana da processão das hipóstases a partir do UNO. (Quais as hipóstases, o que cada uma gera, etc).
6. Como Plotino entendendo o mundo das ideias platônico e como o situa na sua processão das hipóstases?
7. Platão, a partir das ideias fundamentais, apresenta sua concepção de não-ser como não sendo oposta à noção de SER. Plontio, fundado na concepção platônica de não-ser faz derivar a matéria do UNO. Explique porque a