DISCIPLINA Historia Da Educ
EMENTA: A educação escolar no período republicano. A educação popular. Reformas educacionais: relação público/privado; relação centralização/descentralização; formação e profissionalização de professores. Pensamento pedagógico brasileiro. Bibliografia Básica:
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 1984.
CUNHA, Luís Antônio. Universidade Temporã - O Ensino Superior da Colônia à Era Vargas , Civilização Brasiliense, RJ, 1980.
GERMANO, José Willington. Estado Militar e Educação no Brasil - 1964-1985. UNICAMP/Cortez, São Paulo, 1993.
LEMME, Paschoal. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e suas repercussões na realidade educacional brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 65, nº. 150, maio/agosto de 1984.
LOPES, Eliane Marta Teixeira e outros (org.) 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizionte: Ed. Autêntica, 2000.
PAIVA, Vanilda. Educação Popular, Educação de Adultos. Loyola, São Paulo, 1973.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira F. História da Educação no Brasil (1930-1945), Vozes, Petrópolis, 1994.
SILVA, Tomaz Tadeu e GENTILI, Pablo, Escola S.A. - quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo, CNTE, Brasília, 1996.
XAVIER, Elizabete, Poder Político e Educação de Elite, Ed. Cortez/Autores Associados. Coleção Educação Contemporânea, SP, 1980.
História da Educação II
Carga Horária: 60 horas
Ementa:
Evolução dos sistemas de ensino no Brasil. Valores culturais e modelos educacionais. A ascensão da pequena burguesia. O manifesto dos pioneiros da escola nova. A demanda social por educação na década de 30. Reformas educacionais no contexto brasileiro. Educação e Estado Novo. O movimento de Educação Popular no Brasil e a Pedagogia do Oprimido.
Bibliografia Básica
ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação e da Pedagogia Geral do Brasil. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.
MANACORDA, Mário A. História da educação: da Antiguidade aos Novos Dias. 12 ed. São