disbiose
DISBIOSE: CONCEITO E TRATAMENTO
Campo Grande/MS
2014
4º Semestre
Andreia Dutra Pereira RA: 5945260657
Cristiane Almeida Garcia RA: 5945216204
Iara Alves Pereira RA: 6059009706
Renan Anguita de Oliveira RA: 5641615151
Tássia Vieira Ávalos RA: 6020253215
DISBIOSE: CONCEITO E TRATAMENTO
Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera-Uniderp como um dos requisitos à aprovação da disciplina de Patologia, sob orientação da Professora Saskia de Senna.
Campo Grande/ MS
2014
A disbiose é o estado de desiquilíbrio da microbiota da mucosa oral e do trato gastrointestinal, fazendo com que as bactérias nocivas aumentem, configurando uma situação de risco. Algumas dessas bactérias podem colonizar o intestino delgado com consequências bem sérias como nutrientes digeridos de forma errada e a combinação de toxina com proteínas, formando peptídeos perigosos (ALMEIDA et al, 2009).
Alguns fatores que possivelmente podem ser atribuídos ás causas destas alterações da microbiota oral e do trato gastrointestinal como o uso excessivo de antibióticos que matam tanto as bactérias nocivas quanto às bactérias benéficas, o abuso de laxantes, consumo excessivo de alimentos processados, a excessiva exposição a toxinas ambientais, as doenças como o câncer e a AIDS. Outros fatores como alimentação rica em carboidratos simples (açúcares, doces, farinhas brancas, sorvetes e etc), pobre em fibras, verduras e legumes, rica em gorduras saturadas e trans, consumo de medicamentos como antibióticos também favorecem o estado de disbiose além da idade, o tempo de transito intestinal e o Ph intestinal (ALMEIDA et al, 2009.; PASCOAL; NAVES; FONSECA, 2007).
Como consequência da disbiose, as bactérias patogênicas produzem diversos fatores que contribuem para o aparecimento de câncer. Estudos mostram que esta exposição de disbiose ao longo da vida reflete em um aparecimento de câncer de 30 a 60 anos