Direção Defensiva
DIREÇÃO DEFENSIVA
2.1. CONCEITO DE DIREÇÃO DEFENSIVA
Direção Defensiva é a técnica indispensável para o aperfeiçoamento do motorista que trata de forma correta o uso do veículo na maneira de dirigir, reduzindo a possibilidade de envolvimento nos acidentes de trânsito; ou seja: é uma atitude de segurança e prevenção dos acidentes.
2.2. A DIREÇÃO DEFENSIVA PODE SER DIVIDIDA EM:
PREVENTIVA: deve ser a atitude permanente do motorista para evitar acidentes.
CORRETIVA: é a atitude que o motorista deverá adotar ao se defrontar com a possibilidade de acidente, corrigindo situações não previstas.
Direção Defensiva é dirigir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros condutores e das condições adversas que encontramos nas vias de trânsito.
2.3. CONDUTOR DEFENSIVO
É aquele que preserva a sua vida e a de todos que estão à sua volta através do emprego racional e sensato dos conhecimentos teóricos e de uma postura na condução do veículo procurando evitar acidentes.
É importante lembrar que pesquisas realizadas apontam que a maioria dos acidentes tem como causa problemas com o condutor (90%)*, problemas mecânicos (6%)* e problemas com a via (4%)*. Dentre esses problemas com os condutores, temos:
61
2.3.1. NEGLIGÊNCIA - Ocorre quando o condutor deixa de realizar a manutenção do veículo. Ex: Conduzir veículo que apresente equipamento obrigatório inoperante. 2.3.2. IMPRUDÊNCIA - Ocorre quando o condutor tem conhecimento das leis e regras de trânsito e deixa de respeitá-las. Ex.trafegar com velocidade inadequada para a via, avançar sinal vermelho, entre outras.
2.3.3. IMPERÍCIA - Ocorre quando o condutor é imperito na prática da direção, ou seja: não possui conhecimentos técnicos ou habilidade para realizar as manobras necessárias ao ato de dirigir. Ex: Não conseguir manter o veículo parado em um aclive. 2.4. A IMPORTÂNCIA DA DIREÇÃO DEFENSIVA
Dirigir defensivamente significa completar o percurso sem