mestre
Em 1917, ocorreram dois movimentos revolucionários no império russo. O primeiro, foi responsável pela deposição de Czar NICOLAU II, ao qual se seguiu a formação de um governo provisório que não conseguiu se manter por muito tempo no poder, sendo derrubado pelos simpatizantes, que defendiam as ideias formuladas por Karl Marx. Juntos, esses movimentos são conhecidos como Revolução Russa que marcou historia por tentar implantar o socialismo.
O império Russo no inicio do século XX
Os habitantes não eram todos russos ou eslavos, eram chamados genericamente de alógenos com uma variedade incrível de línguas, etnias e religiões.
O império era governado por um Czar ou Tzar, apoiado por a nobreza corrupta ou pelo clero. A nobreza e o alto clero eram constituídos por grandes proprietários de terras num império que era essencialmente agrário. A baixa produtividade era compensada por grandes áreas de atividades agrícolas. Camponeses e trabalhadores eram os alvos principais daquele império e muitos concluíram que apenas pela via revolucionaria podem ocorrer mudanças substantivas, alguns intelectuais aproximaram-se do povo sendo chamados assim de narodiniques.
Os narodiniques atuaram na segunda metade do século XIX mas não constituíram um grupo homogêneo. Mas não desapareceu sem antes fundar uma agremiação, O Partido Socialista Revolucionário. Já os seguidores do marxismo fundaram o Partido Operário Socialdemocrata Russo. Já a nobreza liberal e a frágil burguesia fundaram o Partido Constitucional Democrático.
A guerra contra o Japão e a revolução de 1905
A construção da ferrovia transiberiana que liga moscou ao porto de vladivostok e o interesse no extremo oriente levaram a um choque direto contra o Japão, nesse conflito o império russo demonstrou toda sua fragilidade.
Sobretudo os trabalhadores urbanos e os camponeses, começaram a se manifestar, reclamando melhores condições de vida e de trabalho. A revolta de propagou por todo o império os