Direçao da açao empresarial atps 3
O trabalho tem como objetivo buscar conhecimento a respeito da direção da ação empresarial, compreender as atividades em seus diferentes níveis de maneira que se possa entender como estes instrumentos podem contribuir para o processo decisório dentro e fora das organizações. Conhecer a atuação do administrador nos níveis institucional, intermediário e operacional. Cada um com sua função, porém interligados desempenham o mesmo papel, que é o de conduzir a empresa ao alcance dos objetivos traçados pelos administradores.
Desenvolvimento
Segundo Chiavenato (2007, p.275), “dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-las”. Neste sentido observa-se que direção é um recurso que busca viabilizar o processo de adaptação dos colaboradores (internos e externos) na execução das operações, conforme o planejado e organizado.
Por estar diretamente ligada aos recursos humanos da empresa, a direção compõe uma das funções mais complexas dentro da área administrativa, por que lida com pessoas, orientando-as, prestando assistência na execução das tarefas e motivando-as continuamente para suprir as necessidades da empresa e pessoais de cada um de seus colaboradores.
Lacombe e Heilborn (2006, p. 89) definem direção como: “O conjunto de esforços no nível hierárquico mais alto da organização e visa à determinação dos objetivos e promove a realização por meio de recursos humanos e materiais”.
O nível de direção também chamado de institucional esta focado na empresa como um todo, dependendo da cultura organizacional terá que fazer alguns ajustes, por ser composta por pessoas de diferentes níveis hierárquicos, crenças e hábitos. Neste nível os administradores se responsabilizam pelo relacionamento entre a empresa e o ambiente externo e traçam a estratégia empresarial mais adequada para atingir os objetivos pretendidos pela empresa.
A segunda atividade da ação empresarial é a gerencia, considerada a