Direitos humanos e pluralidade cultural”.
Pedagogia.
Educação e Diversidade.
Direitos Humanos e Pluralidade Cultural.
Profa.Ma.Ana Maria Bittar Crivari.
Alaiane da Silva Santos
Andreia Rabelo Nascimento
Jaiane Machado Silva
Jaqueline Almeida da Costa
Patrícia Moreira da Paixão
18 abril 2013, 00:00
Data de entrega: quinta, 25 abril 2013, 23:55
Feira de Santana – BA.
“Direitos Humanos e Pluralidade Cultural”.
“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” (Paulo Freire).
“A luta pela sobrevivência seleciona os mais aptos, mais fortes e mais espertos, e elimina os menos dotados. As características que facilitam a sobrevivência são transmitidas aos descendentes, firmam-se e identificam uma nova espécie. As espécies vivem em constante evolução”. (Charles Darwin)
Um dos grandes desafios da nossa atualidade é democratizar o respeito aos diferentes grupos culturais. A história do Brasil é marcada por diferentes etnias, imigrantes de versos pais países. Uma miscigenação que resultou num país diversificado e culturalmente harmônico e autêntico.
As regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e a convivência entre grupos diferencia donos planos sociais e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. O padrão estético e social mais aceito no Brasil continua a ser o europeu, ou seja: Homem, branco, heterossexual e bem sucedido financeiramente.
Este tema propõe uma concepção que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira, compreender suas relações, marcadas por desigualdades socioeconômicas e apontar transformações necessárias, oferecendo elementos para a compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, em si, devido a todo