DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL
CURSO DE PEDAGOGIA
Professora: Maria Meire
Disciplina: Educação e Diversidade
DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL
Alunos:
Sandra Vieira de Jesus
Série: 1º C - Noturno
BRASÍLIA 2014
DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL
Ao lançar um olhar sobre a população brasileira percebemos que as regiões têm características culturais diversas e na relação que se dá entre os grupos diferenciados no plano social e cultural, muitas das vezes podem ocorrer o preconceito e a discriminação.
No ambiente escolar também a presença da pluralidade é perceptível, por isso, temos então por primazia trabalhar o respeito como um dos valores que permite convivência com o diferente, conhecê-lo de fato o que é, ou seja a riqueza que traz para nossa vida.
Nos dias atuais mais do que nunca se busca trabalhar a pessoa de forma integral, portanto a valorização do aluno como um todo, respeitando sua bagagem cultural.
A tolerância é uma palavra que se faz presente em relação a pluralidade cultural, por diversas vezes a pessoa é convidada a refletir sobre suas ações, reconhecer que embora não seja a favor desta ou daquela cultura ela se faz presente na sociedade e por isso, deve valorizar o convívio pacífico e criativo dos diferentes componentes da diversidade cultural, reconhecer as qualidades da própria cultura valorizando-as criticamente, enriquecido a vivência da cidadania.
Toda essa reflexão a cerca da pluralidade cultural nos leva a convergir para um ponto de unidade que são os Direitos Humanos. Na educação a Constituição de 1988 onde a luta maior era para a redemocratização do Brasil, ou seja, por liberdade de expressão e também pela liberdade de escolha dos candidatos políticos, etc.
A LDB (Lei de Diretrizes e Base- 1996), depois de um momento de debate entre os educadores procurou então apresentar a