Direitos Humanos - Apartheid
“Sonho com o dia em que todos se levantarão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos”.
Nelson Mandela.
ALUNOS: Abner Lopes Andressa Luciliane Felipe Costa Jan Karly Jeferson Marinho Pérsia Galvão
DISCIPLINA: Direitos Humanos
PROFESSOR: Fabiano Cesar Petrovich Bezerra
TURMA: 4NA
DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS - NELSON MANDELA
Nascido em 18 de julho de 1918 — Johanesburgo, morreu em 5 de dezembro de 2013 foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba (nome do seu clã) ou Tata ('Pai').
Nelson Mandela, um dos símbolos dos direitos humanos mais reconhecidos do século XX, é um homem cuja dedicação às liberdades do seu povo inspira os Defensores dos Direitos Humanos de todo o mundo. Nascido em Transkei, África do Sul, Mandela era filho de um chefe tribal, e obteve uma educação universitária com uma licenciatura em direito. Em 1944 tornou–se membro do Congresso Nacional Africano (CNA) e trabalhou ativamente para abolir as políticas do apartheid do Partido Nacional no poder. Ao ser julgado pelas suas ações, Mandela declarou: “Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Tenho cultivado o ideal de uma sociedade livre e democrática na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que eu espero viver e alcançar. Mas se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer.”
Sentenciado a prisão perpétua, Mandela converteu–se num poderoso símbolo da resistência para o crescente movimento de antiapartheid, negando–se repetidamente a comprometer a sua posição política para conseguir a liberdade. Finalmente