apartheid
Apartheid significa ‘’vidas separas’’ em africano, e era o regime instituído na África , onde negros não podiam ter seus direitos sociais, econômicos e políticos. Onde a minoria da população os chamados ‘’brancos’’ comandavam o país.
- DURAÇÂO DO APARTHEID
O Apartheid deu-se início no século XX em 1948 com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) e se teve fim em 1994.
NORMAS DO PARTHEID Como todo regime o apartheid teve suas normas, tais como:
- Proibição de casamentos entre brancos e negros – 1949
- Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-africanos(branco, negro ou mestiço) - 1950
- Proibição de circulação de negros em determinada áreas das cidades – 1950
- Determinação e criação dos bantustões (bairros só de negros) – 1951
- Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos) 1953
- Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões – 1953
NELSON MANDELA
Nelson Rolihlahla Mandela foi um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de apartheid no país. Nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu (África do Sul). Mandela, formado em direito, foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999. Faleceu em 05/12/2013 na cidade de Johannesburgo.
Luta contra o apartheid Em 1942, O estudante de Direito, Mandela, começou sua luta contra o apartheid. Este, entrou efetivamente no Congresso Nacional Africano (movimento conta o Apartheid).
Na década de 1950, Nelson Mandela foi um dos principais membros do movimento anti-apartheid. Participou da divulgação da “Carta da Liberdade”, em 1955, documento pelo qual defendiam um programa para o fim do regime segregacionista.
Mandela sempre defendeu a luta pacífica contra o apartheid. Porém, sua opinião mudou em 21 de marco de 1960, quando ocorreu ‘’O Massacre de Sharpeville’’ Neste dia, policiais sul-africanos atiraram contra manifestante negros,