direito e legislação
Segundo o Buck Institute for Education (2008), a Aprendizagem Baseada em Projetos se fundamenta na implementação e acompanhamento das várias etapas de um projeto, criando assim um método diferenciado para a aprendizagem dos alunos.
Tal método fomenta a intensa atividade dos alunos, envolvendo-os na realização de múltiplas e diferenciadas tarefas, desenvolve habilidades particularmente especiais nas três instâncias dos conteúdos – conceituais, procedimentais e atitudinais – e, inclusive, promove práticas de avaliação mais autênticas, experienciais, dinâmicas e não-padronizadas. São avaliações que consideram as várias etapas do processo de ensino-aprendizagem, bem como o resultado final, mas não se restringindo apenas a este.
Considerar, então, que há um leque de ações que se desdobram ao longo de um projeto e que todas essas frentes requerem atenção, acompanhamento, ajuste e implementação por parte do professor, é conceber a necessidade de registros para gerenciar o processo. E, inclusive, que todo esse processo precisará ser constantemente compartilhado com os demais envolvidos: os alunos e até mesmo outros atores – como suas famílias, outros professores, a escola, a comunidade educativa etc.
Cabe aqui a utilização de um formulário de planejamento de projeto que se configurará num processofólio, que pode ser aplicado para planejar e acompanhar de forma eficiente o escopo e o desenrolar de um projeto.Um processofólio abrange todas as frentes do desenvolvimento de um projeto sem excluir as avaliações. Isso porque as avaliações constituem peças importantes dentro do projeto como um todo e são valiosas norteadoras do processo de aprendizagem dos alunos.
Um processofólio pode ser construído com as mais variadas tarefas, atividades, avaliações, abrangendo registros com reflexões sobre as diversas experiências de aprendizagem que envolveram os alunos. Tais registros podem ser organizados em