direiti empresarial

2275 palavras 10 páginas
Planejamento
O planejamento tem sido praticado desde que as pessoas começaram a pensar nas implicaçõesfuturas das escolhas de hoje. Quando as sociedades se tornaram altamente organizadas e complexas, oplanejamento passou a ser considerado uma parte integrante da liderança e da administração.Depois da Revolução Industrial, especialmente depois da revolução ter sido modificada nosEstados Unidos pelas técnicas da linha de montagem e a introdução dos princípios de administração deTaylor, era inevitável que o planejamento tivesse se tornado um aspecto decisivo da administração. Essatendência emergiu por causa da crescente demanda por recursos e maior preocupação com o tempoexigido por uma tecnologia moderna. Assim, à medida que as instituições se tornaram maiores e mais interdependentes, e à proporção que começaram a se descentralizar e decompor em numerosos setores,o planejamento tornou-se cada vez mais necessário para a existência da organização.
Planejar significa interpretar a missão organizacional ao estabelecer os objetivos da organizaçãoe dos os meios necessários para a realização desses objetivos com o máximo de eficácia e eficiência.
Planejar significa olhar para frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito, elaborar bons planos eajudar as pessoas a fazer hoje as ações necessárias para melhor enfrentar os desafios do amanhã. OPlanejamento constitui hoje um componente essencial em qualquer tipo de organização ou atividade.
O planejamento pode estar voltado para a estabilidade no sentido de assegurar a continuidade docomportamento atual em uma ambiente previsível. Também pode estar voltado para a melhoria docomportamento a fim de assegurar a reação adequada a freqüentes mudanças em um ambiente maisdinâmico e incerto. Pode ainda estar voltado para as contingências no sentido de antecipar-se a eventosque possam ocorrer no futuro e identificar as ações apropriadas para quando eles eventualmenteocorrerem. Como todo planejamento se subordina a uma

Relacionados

  • Catadores(as) e a metrópole: identidade, processo e luta
    38599 palavras | 155 páginas
  • Uhu the
    172215 palavras | 689 páginas