DIP Doen A Inflamat Ria P Lvica
453 palavras
2 páginas
DIP- DoençaInflamatória Pélvica
]
O que é?
A doença inflamatória pélvica (DIP) pode ser causada por várias bactérias que atingem os órgãos sexuais internos da mulher, como útero, trompas e ovários, causando inflamações.
Causas:
Uma mulher desenvolve doença inflamatória pélvica quando determinadas bactérias (germes) transitam da vagina e infectam os órgãos reprodutores. Há vários tipos de bactérias que podem provocar a DIP. Mas a maior parte dos casos de DIP são provocados pelas bactérias que provocam duas das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns (DST) — a gonorréia e a clamídia. Uma infecção pode levar entre alguns dias e alguns meses a transitar da vagina para os órgãos reprodutores.
É possível contrair a doença inflamatória pélvica sem ter qualquer DST. As bactérias normalmente encontradas na vagina e no cérvix podem, por vezes, provocar a DIP.
Ninguém sabe a razão pela qual isso acontece.
Sintomas:
Possíveis sintomas da DIP são:
- dor e calor na parte baixa do abdômen;
- secreção vaginal abundante ou anormal que cheira mal;
- menstruação irregular ou abundante;
- dor na região pélvica ou abdominal durante o ato sexual (pode ser grave);
- sintomas gripais como febre, desconforto geral, fadiga, dor nas costas ou vômitos.
Diagnostico:
Seu médico perguntará sobre os sintomas e fará um exame físico.
Testes laboratoriais com amostras de sangue, secreção vaginal e urina serão realizados para tentar encontrar a causa da infecção.
Em alguns casos, dor abdominal e sangramento vaginal podem ser sintomas de gravidez ectópica (quando o ovo fertilizado se implanta fora do útero). Ambos são casos de emergência. Por esta razão um teste de gravidez deve ser feito.
Uma laparoscopia pode ser necessário para confirmar o diagnóstico de DIP. Laparoscopia é um procedimento cirúrgico realizado sob anestesia. O médico faz uma pequena incisão no umbigo e introduz um telescópio fino (laparoscópico) através da incisão para visualizar os órgãos dentro do