Diodos
Diodos
Alunos: Jeferson de Oliveira, Lucas Trindade, Nicolas Silva
Professor: Gabriel Zago
Vitória – ES
2012
Introdução
Análise das experiências realizadas em laboratório no dia 08/mar/12. Para a realização dos experimentos, foram necessários resistores de 470Ω, 47Ω e 1Ω e, também, um diodo comum. São apresentados diagramas dos circuitos montados em aula, além de uma comparação entre os dados obtidos experientalmente e os dados esperados segundo a teoria.
Objetivo
Nosso objetivo na aula do dia 08/mar/12 foi montar e analisar dois circuitos com resistores de 470 ohms, 47 ohms, 1 ohm e, também, um diodo comum. Inicialmente, analisamos um circuito com o diodo diretamente polarizado. Com o auxílio de um multímetro digital (que apresentou falhas durante os experimentos) medimos as quedas de potencial de cada resistor e do diodo, correspondentes a determinadas quedas de potencial no resistor de 47 ohms. Através dos devidos cálculos, chegamos ao valor de tensão para a qual o diodo começava a conduzir corrente elétrica. Depois, montamos um circuito com o diodo inversamente polarizado e monitoramos o comportamento do circuito com um multímetro.
Metodologia
Primeiro, montamos o circuito esquematizado abaixo na protoboard. Por questões de segurança, antes de ligarmos a fonte e alimentarmos o circuito, limitamos a corrente em 200 mA.
(Figura )
* Obs.: Tensão da fonte variável.
Utilizando uma fonte de corrente contínua, alimentos o circuito com uma diferença de potencial nula, inicialmente. Com um multímetro medimos a diferença de potencial em todos os resistores do circuito e do diodo, obtendo sempre 0V como resultado. Aumentando gradativamente a tensão da fonte, ao mesmo tempo em que monitorávamos a queda de potencial em R2. Obtendo os valores desejados de queda de tensão em R2, medimos com o multímetro a queda de potencial no resistor R3 e no diodo. Os dados