Diodos
Diodos
Diodos
Um diodo é um dispositivo constituído por uma junção de dois materiais semicondutores (em geral silício ou germânio dopados), um do tipo n e o outro do tipo p, ou de um material semicondutor e de um metal, sendo usualmente representado pelo símbolo da figura1.
Diodo
Diodos
Diodos
Diodos de Junção (Semicondutores): Principais Parâmetros
Diodos
É importante lembrar que vários parâmetros são dependentes de outros, em especial da temperatura. Por isso, os fabricantes costumam informar as condições de cada valor ou fornecem gráficos. Os diodos reais são especificados por diversos parâmetros, em geral fornecidos nos datasheets dos fabricantes. Veremos adiante a relação dos principais, com indicação dos nomes e símbolos em inglês, pois são assim encontrados em muitas fontes.
Diodos
• Capacitância típica da junção (CJ - Typical Junction Capacitance): na polarização inversa, a região de depleção atua como um isolante, formando um pequeno capacitor. Isso pode ter influência significativa em freqüências mais altas. Corrente direta de pico máxima (IFSM - Maximum Peak Forward Current): limitada pela dissipação térmica do diodo. Corrente direta média máxima (IF(AV) - Maximum Average Forward Current): é limitada basicamente pelas características de dissipação térmica do componente (tamanho, etc). Corrente inversa máxima (IRM - Maximum Reverse Current): a corrente inversa se aplicada a tensão inversa contínua máxima (VR). Seria nula em um diodo ideal. Nos dispositivos práticos, é bastante pequena em relação à corrente direta. É desprezível na maioria dos casos.
•
•
•
Diodos
• Faixa de temperatura de armazenagem (TSTG - Storage Temperature Range): em vários casos, a temperatura máxima de armazenagem é igual à máxima de operação. Potência dissipada (PD - Power Dissipation): a máxima potência dissipada pelo diodo. Resistência térmica (Thermal Resistance): dada para junçãoambiente (RJA) ou