diodo
PATO BRANCO
2012
1. Introdução
Na eletrônica, um dos componentes mais utilizados são os diodos semicondutores. Tais dispositivos tem por característica principal, deixar com que a corrente e seus terminais fluam de forma mais fácil em uma direção do que em outra.
Os diodos são amplamente utilizados em circuito multiplicadores de tensão, ceifadores ou ainda em circuitos retificadores, responsáveis por converter uma tensão de entrada alternada em uma saída de tensão contínua.
Portanto, para o estudo da eletrônica, é de fundamental importância entender as características e o funcionamento dos dispositivos semicondutores denominados diodo, o qual o trabalho é direcionado.
2. Objetivos
2.1. Gerais
- Comprovar o funcionamento do diodo quando diretamente e inversamente polarizado. 2.2. Específicos
- Analisar o funcionamento tanto dos diodos retificadores, quando dos diodos zener;
- Construir a curva característica para cada um dos diodos analisados.
3. Materiais Utilizados
- Resistor 100Ω 1W;
- Diodo 1N4007/LD;
- Diodo 1N4732A;
- Matriz de contato;
- Amperímetro Nº 14.294;
- Voltímetro Nº 382.867;
- Fonte de alimentação CC variável Nº 2.026.
4. Fundamentação Teórica
A matéria é formada por moléculas que podem ainda ser visualizadas, de forma microscópica, como a combinação entre átomos de um mesmo elemento químico ou entre átomos de elementos químicos diferentes e podem ser encontrados nos estados líquido, sólido e gasoso. Os átomos por sua vez, são constituídos por três partículas elementares: prótons, com carga positiva e nêutrons, eletricamente neutro, no núcleo de cada átomo, e com os elétrons, com carga negativa, circundando ao redor do núcleo através de sete orbitas ou camadas eletrônicas.