diodo gunn
Circuitos Digitais II - Profa. Suely Cunha Amaro Mantovani - 1osem /2011
CIRCUITOS DIGITAIS II
Expansão de Memórias RAM ou ROM
1. Introdução
A capacidade ou tamanho da palavra necessária para memória RAM ou ROM em algumas aplicações, não pode ser atendida por somente um CI de memória. Em lugar, vários chips de memórias devem ser combinados para fornecer a capacidade ou tamanho da palavra requerida. A expansão pode ser obtida pela palavra de dados, pela quantidade de informação armazenada ou por ambos.
2. Expansão da Palavra de Dados
O aumento do tamanho da palavra significa aumentar o número de bits na palavra. Isto pode ser obtido ligando os circuitos integrados de memórias conforme a seguir. ex: Memória 16X8 usando CIs 16X4
Fig.1-Expansão de memória para 16X8
Os bits de endereços são os mesmos;
Os terminais CS(Chip Select) e R/W(Read/Write) são interligados de modo a selecionar e habilitar as memórias ao mesmo tempo;
Os pinos de dados de cada memória são ligados ao barramento de dados conforme a participação dos bits de dados da memória na formação da palavra .
3.Expansão da Capacidade (localizações na memória) ou do Número de Palavras
Aumentar a capacidade de uma memória significa aumentar a quantidade de palavras armazenadas na memória. Mostra-se na fig.2 o aumento da capacidade de uma memória. ex: Memória 32X4 obtida a partir de CIs 16X4.
.
Fig.2
Os pinos dos bits inferiores do endereço são interligados aos pinos de endereçamento dos chips de memória.
Os pinos dos bits superiores do endereço podem ser as entradas de um decodificador cujas saídas habilitam as entradas CS de cada chip de memória que está sendo acessado.
Os pinos R/W de cada memória são interligados juntos.
Os pinos de dados de cada memória são conectados às linhas correspondentes do barramento de dados. As memórias não