Dinâmicas
Dinâmica corresponde a toda atividade que se desenvolve com um grupo, que objetiva integrar, desinibir, “quebrar o gelo”, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, incitar à aprendizagem, competir ou aquecer. A dinâmica é um instrumento, uma ferramenta que possibilita a criação, a recriação e a utilização do conhecimento e aplicada nas organizações aproveita as forças poderosas dos grupos para facilitar e incrementar a aprendizagem, a resolução de problemas, a criatividade, o processo decisório, a liderança e a qualidade dos processos produtivos, entre outros fatores relacionados ao campo organizacional.
É um importante instrumento de avaliação ela permite aos avaliadores um julgamento mais cauteloso das características pessoais dos participantes pois todo o processo é acompanhado de perto: durante o desenvolvimento da tarefa, o selecionador poderá, com facilidade, perceber quem possui perfil de liderança (dando as primeiras coordenadas de como poderão começar), organização, realização ou acomodação (aquele que fica esperando os outros decidirem para então colocar a mão na massa).
Cada empresa cria seus métodos, adaptados claro, à sua realidade e ao que precisam encontrar no profissional: podem simular técnicas de vendas ou até mesmo promover competições entre dois grupos etc.
Não existe o melhor ou pior candidato no desenvolvimento de dinâmicas de grupo, e sim, aquele que tem o perfil mais adequado à vaga, analisado a partir de sua participação durante a atividade em contraponto ao perfil que a empresa exige. Os participantes podem obter um feedback daquelas características que não percebem no dia a dia e se levadas em conta podem melhorar seu desempenho no campo profissional e até mesmo pessoal.