ATPS
Em qualquer que seja o lugar os recursos produtivos ou fatores de produção são limitados, de antemão as necessidades humanas são ilimitadas e se renovam ao correr do tempo de acordo com as ambições e crescimento da população.
Cria-se então um problema de escassez contra necessidades incessantes, que geram dilemas econômicos:
O quê e quanto produzir?
Como produzir?
Para quem produzir?
Essas questões são resolvidas de acordo com o sistema econômico.
Um sistema econômico pode ser definido como a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade.
Na antiguidade, na Grecia antiga a economia foi notada em Aristóteles que pelo que se sabe foi quem lançou o termo economia, a partir de seus estudos sobre a gestão publica. Platão e Xenofonte também tiveram suas contribuições menos notáveis. Roma mesmo sendo uma importante sociedade antiga não tem nenhum registro significativo na área, os exemplos mais conhecidos tratam de moral a respeito dos juros altos.
No século XVI nasce o mercantilismo, a primeira escola econômica. Não apresentava uma técnica, apenas a preocupação com o acumulo de riquezas de uma nação. Prezava pelo acumulo de riquezas para o aumento de poder de uma nação. Na época o que predominava era o aumento de estoque de metais preciosos, desencadeando as guerras com a finalidade de dominar outros países e assim apropriar-se de suas riquezas.
No século XVIII uma nova escola surgiu na França, a fisiocracia, que teve grande importância. Pregava que a terra era a única provedora de riquezas e que havia uma ordem natural imutável e universal regida