Dinâmicas para grupo de jovens
2. A seguir, as etiquetas são coladas na testa de cada participante, de modo que ele não veja o que está escrito na sua etiqueta, mas veja o que está escrito nas etiquetas dos outros.
3. Pede-se então que os participantes conversem entre si tratando o outro como se ele fosse o que está escrito em sua testa (pode-se dividir em subgrupos).
4. Após um tempo, determinado pelo coordenador da dinâmica, sentar-se em círculo e pedir que cada um diga se descobriu o que está escrito na própria testa, e como se sentiu sendo tratado assim.
AVALIAÇÃO: 1. Por que julgamos as pessoas por um rótulo que outros lhe põe?
2. Por que discriminamos as pessoas pelo que achamos que são?
MENSAGEM: Reflita...
DESCRIÇÃO:
1. O animador convida a todos a fazerem um barco de papel: Somos chamados por Deus à vida, e esta nossa vida nós podemos representar como um barco que navega em alto mar.
2. O animador continua: Há momentos da nossa vida que este mar se mostra calmo, mas em muitos momentos nós navegamos por entre tempestades que quase nos leva à naufragar. Para não corrermos o risco de naufragar precisamos equilibrar bem o peso de nosso barco, e para isso vejamos o que pode estar pesando dentro desse barco. O barco pesa do lado direito. São as influências do mundo; por exemplo, ambição, drogas, televisão, inveja, etc.
3. O animador pede para cortar a ponta do lado direito do barco: Vamos tirar de dentro do nosso barco tudo isso para que ele se equilibre novamente.
4. Agora animador pede para cortar a ponta do lado esquerdo do barco: Navegamos mais um pouco e de repente percebemos que o outro agora é que está pesado, precisamos tirar mais alguma coisa deste