Dinâmica
Próprio palmo das crianças. Em seguida, defina os objetos que cada grupo deve medir — por exemplo, a carteira, a porta, a lousa ou a altura da parede onde começa a janela. Antes que a turma comece a realizar as medições, estimule as crianças a fazer estimativas: quantas borrachas elas acham que seriam necessárias para determinar o comprimento da mesa? E a largura?Como seriam os resultados se, em vez desses objetos, a classe usasse um livro e um caderno para fazer as medidas? E assim por diante.
Comunicação O jovem e a comunicação - Dinâmica
Grupo:
Até 20 jovens do Ensino Médio.
Objetivo:
Criar comunicação fraterna e madura.
Tempo:
Cerca trinta minutos, dependendo do tamanho do grupo.
Local:
sala suficientemente ampla para acomodar todos os participantes.
Material: papel e lápis para cada participante.
Desenvolvimento:
Distribuir aos participantes, papel e lápis e, convidá-los a fazer um desenho de um homem e uma mulher. Após o desenho, eles devem anotar na figura: a) diante dos olhos, as coisas que viram e mais os impressionaram; b) diante da boca, 3 expressões (palavras, atitudes) dos quais se arrependeu ao longo da sua vida;c) diante da cabeça, 3 ideias das quais não abre mão;d) diante do coração, 3 grandes amores;e) diante das mãos, ações inesquecíveis que realizou;f) diante dos pés, as piores enroscadas em que se meteu.Convidar o grupo para discutir:1. Foi fácil ou difícil esta comunicação? Por quê?2. Este exercício é uma ajuda? Em que sentido?3. Em qual anotação sentiu mais dificuldade? Por quê?
20
4. Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo? Por quê?
Conclusão:
Integrar a pessoa no meio social, desenvolver o conhecimento mútuo e a participação grupal, desinibir e desbloquear, adquirir hábitos de relações