sdasd
Sistema Neuroendócrino – SE e SN
Regulam os eventos fisiológicos e bioquímicos do corpo.
Também chamado de Sistema Neuroendócrino.
Sinais químicos - hormônios.
Resposta lenta e efeitos mais duradouros.
Formado por glândulas endócrinas - produzem hormônios e estão distribuídas pelo corpo.
As glândulas endócrinas são glândulas sem ductos - elas secretam hormônios diretamente no interior de capilares sanguíneos. Hormônios
Os hormônios são mensageiros químicos que controlam as atividades de outros tecidos ou órgãos. A maioria dos hormônios é transportada pelo sangue a outras partes do corpo, exercendo efeitos em tecidos mais distantes. As principais glândulas endócrinas são:
Hipófise;
Glândula Tireóide;
Glândulas Paratireóides;
Glândulas Supra-renais;
Pâncreas;
Gônadas (Ovários e Testículos);
Timo.
Pâncreas O pâncreas é uma glândula mista que se situa na curvatura do duodeno, transversalmente na parte superior do abdome, estendendo-se do duodeno até o baço.
Secreta insulina e glucagon, que ajudam a controlar os níveis da glicose no sangue.
Insulina: diminui a glicemia e estimula a síntese de glicogênio hepático e muscular, além da diminuição de triglicerídeos séricos.
Glucagon: função contrária à insulina, ou seja, aumenta a glicemia por meio da glicogenólise e da gliconeogênese.
Glândula Tireóide
A glândula tireóide possui tom vermelho-acastanhado, cerca de 25g e é altamente vascularizada. A tireóide possui dois lobos (direito e esquerdo) que são conectados entre si por uma parte central denominada istmo da glândula tireóide. Cada lobo possui aproximadamente 5cm de comprimento. A tireoide produz e secreta dois hormônios:
- Triiodotironina (T3)
- Tetraiodotironina (T4 ou tiroxina)
Ação do T3 (TRIIODOTIRONINA) – é formada em menor quantidade e exerce quase os mesmos efeitos que a tiroxina, porém sua ação é várias vezes mais rápida.
Ação do T4 (TIROXINA) – altera a intensidade do