dinamica
►LEIS DE NEWTON
▪ Principio da inércia ⇒ “Se a resultante das forças que atuam sobre um ponto material é nula então este corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme”
▪ Principio fundamental da dinâmica ⇒ “A resultante das forças que atuam sobre um ponto material é igual ao produto da massa vez a aceleração” F = m.a
▪ Principio da ação reação ⇒ “Quando dois corpos interagem, se o primeiro aplica sobre o segundo determinada força esta irá aplicar à primeira outra força de mesmo modulo, mesma direção e sentido contrário”.
► FORÇA ELÁSTICA - LEI DE HOOK
Existe uma proporcionalidade entre intensidade da força aplicada i a deformação sofria por uma mola.
F = k. Δx
► FORÇA DE ATRITO
É uma força de contato cuja direção é tangente a superfície de contato entre os corpos que interagem e do sentido contrario ao movimento ou a tendência de movimento. Consideramos três fases:
1. Repouso ⇒ Fat = F
2. Iminência de movimento: força de atrito será máxima ⇒ Fate = μe . N
3. Movimento⇒ Fatd = μd . N ► FORÇA RESULTANTE VETORIAL
▪ Analisadas a partir de sua componente tangencial e sua componente centrípeta ⇒ F = Ft + Fcp
▪ Resultante centrípeta ⇒ ocasiona a variação de direção da velocidade. Possui direção radial , sentido para o centro da circunferência e intensidade ⇒ Fcp =
▪ Resultante tangencial ⇒ ocasiona a variação do módulo da velocidade (α = aceleração tangencial)
► POLIAS OU ROLDANAS
São dispositivos que têm por função mudar a direção e o sentido da força que traciona ou tenciona um fio ou uma corda ou podem ser usadas para aumentar ou diminuir a intensidade de uma força.
▪ Polia fixa ⇒ muda a direção e sentido de uma força, mantendo sua intensidade e executa apenas movimento de rotação, não de translação. Terá um deslocamento maior
▪ Polia móvel ⇒ aumentar ou diminuir a intensidade de forças, mas tem a inconveniência de diminuir o deslocamento do corpo.
▪ Associações de polias (talha exponencial) ⇒ uma polia fixa e “n”