DINAMICA
Rochas , testemunhos da atividade da Terra
Diciplina: Geografia
Professor: Delso
Trabalho realizado por:
Matheus Correia de Oliveira.
Constituintes das rochas - os mineirais
As rochas e os minerais são úteis para identificar as varias partes do sistema Terra. A mineralogia- ramo da Geologia que estuda a composição, a estrutura, a aparência a estabilidade, os tipos de ocorrência e as associações de minerais.
O que é um mineral? Os minerais são os constituintes básicos das rochas, sendo homogêneo. Um mineral é uma substancia de ocorrência natural, sólida, cristalina, geralmente inorgânica, com composição química especifica.
Propriedades fisícas e quimícas dos minerais utilizadas na sua identificação.
Cor;
Brilho;
Dureza;
Clivagem e Fractura;
Cor do Traço ou Risca;
Cor.
A cor é uma propriedade óbvia de um mineral mas não é muito adequada à sua identificação. Alguns minerais podem apresentar cores variadas resultantes da inclusão de impurezas na sua estrutura cristalina. O quartzo apresenta cores que vão deste o branco ao negro, passando pelo verde, rosado e púrpura. Outros minerais apresentam uma cor que não varia significativamente. Os minerais de brilho metálico, por exemplo, apresentam na sua grande generalidade, cores constantes e definidas, facilitando a sua identificação. A cor de um mineral deve ser observada numa superfície recente, uma vez que pode sofrer alterações.
Risca.
A risca ou traço de um mineral é a cor do pó desse mineral. Enquanto a cor dum mineral pode variar o mesmo já não acontece tão frequentemente com a cor do seu pó pelo que esta pode ser utilizada como característica de identificação. Minerais que macroscopicamente apresentam cores idênticas podem apresentar cores de traço absolutamente distintas, pelo que podem ser diferenciados através desta propriedade. De um modo geral, os minerais de brilho metálico ou submetálico produzem traços pretos ou de cor escura enquanto