DIMMER
______DIMMER.
______CONCEITO.
______TIPOS DE DIMMERS
______TIRISTORES.
______CONCEITO.
______TIPOS DE TIRISTORES.
DIMMER
Os dimmers são dispositivos usados para fazer variar o brilho de uma luz eléctrica através do aumento ou redução do valor eficaz da tensão do circuito e, por consequente, do valor médio da potência eléctrica usada pela lâmpada. Apesar deste tipo de aparelhos de tensão variável poderem ser usados para diferentes fins, o termo é habitualmente reservado para funções de controlo de iluminação.
1.1 Conceito
Os dimmers variam de pequenas unidades com o tamanho de interruptores domésticos até unidades de elevada potência utilizadas na iluminação de teatros, outros tipos de salas de espetáculos, e exteriores de edifícios. Os dimmers domésticos são por regra controlados diretamente, embora existam no mercado sistemas de controlo remoto como o X10. Os dimmers profissionais modernos são geralmente controlados por um sistema digital como o DMX ou o DALI. Este género de protocolos é frequentemente usado em conjunto com a ethernet.
Na indústria de iluminação profissional as alterações na intensidade da luz são designadas por fades, podendo o termo designar um aumento (fade up) ou uma redução (fade down). Os dimmers com controlo manual direto possuíam um limite relativamente à velocidade com que podem variar a intensidade de luz, mas esta questão tem vindo a ser ultrapassada com as unidades digitais modernas. As mudanças bruscas de brilho devem no entanto ser evitadas por outras razões (como a duração da lâmpada).
Os dimmers modernos são construídos com base em retificadores controlados de silício em vez de potenciómetros ou resistências variáveis devido à sua maior eficiência. Uma resistência variável dissipa energia sob a forma de calor com uma eficiência à volta dos 0,5. Já o ligar/desligar de um dimmer de retificador não aquece em teoria o circuito, permitindo uma eficiência próxima dos 1,0.
1.2 Tipos de dimmersOs exemplos mais