Dimensões da pessoa
Biológica, psicológica, social e espiritual são as quatro dimensões da pessoa humana.
A dimensão biológica visa tudo que se relacionam com o corpo, características físicas e genéticas, valorizando somente a beleza. Atualmente são impostos padrões de beleza pela sociedade, há uma supervalorização do corpo, as pessoas que não se enquadram nesses padrões de belezas, buscam cada vez mais por cirurgias plásticas e outros recursos, que muitas vezes não objetivam a saúde corporal.
Já dimensão psíquica é o centro autoconsciência e vontade, dos sentimentos, desejos e afetos, o ser humano é capaz de direcionar e conduzir de modo único os seus processos psicológicos o que o diferencia dos demais.
Na dimensão social configura-se a interações no contexto em que as pessoas se encontram inseridas, a família, a comunidade e também a mídia, essa convivência traz grande influencia ao ser humano nas suas atitudes e comportamento, no modo de pensar, sentir, agir e tomar decisões. A sociedade capitalista em que vivemos influencia as pessoas a competitividade e ao consumismo excessivo, a mídia é um do meio utilizado para induzir as pessoas a consumir. Trabalhando a dimensão espiritual o homem dá sentido a sua existência, as suas vivencias, traça seus caminhos ajustando sua conduta em busca da ética que julga correta, e quando atingi seu propósito o ser humano sente-se pleno, realizado, de bem consigo mesmo e com o próximo.
Ao analisar cada dimensão percebe-se que o homem é um ser único que possui vivências, experiências e sentimentos que formam um todo. Não podemos ser refém de uma sociedade capitalista que impõe parâmetros e normas, e estimula a competitividade excessiva, é necessário compreender que precisamos nos aceitar, nos corrigir e nos amarmos para que possamos também amar o próximo, e assim descobrir nossa definição e ser uma pessoa realizada.
Referencias bibliográficas
O estudo foi baseado nos estudos da apostila do Centro Universitário