DIMENSÃO SOCIAL DA SUSTENTABILIDADE
SUSTENTABILIDADE
Antes de entrarmos na dimensão social da sustentabilidade, vamos relembrar o que sustentabilidade - é a capacidade de um processo ou forma de apropriação dos recursos continuar a existir por um longo período. É um conceito associado ao Desenvol-vimento Sustentável, envolve as ideias de pacto intergeracional e perspectiva de longo prazo. “Por desenvolvimento sustentável entende-se o desenvolvimento que satisfaz as necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras para satisfazerem as suas próprias necessidades” (CMMD, 1991).
Segundo Leonardo Boff (1999), uma sociedade ou um processo de desenvolvimento possui sustentabilidade quando por ele se consegue a satisfação das necessidades, sem comprometer o capital natural e sem lesar o direito das gerações futuras verem atendidas também as suas necessidades e poderem herdar um planeta sadio, com seus ecossistemas preservados.
O quadro socioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que o impacto dos humanos sobre o meio ambiente está se tornando cada vez mais complexo, tanto em termos quantitativos, quanto qualitativos. Neste sentido, o conceito de desenvolvimento sustentável surge para enfrentar a crise ecológica (JACOBI, 1999). O desenvolvimento deste conceito representa, por um lado, uma alentadora tentativa de reconciliar a busca do bem-estar presente com a segurança de condições de vida satisfatórias no futuro. Por outro lado, há uma preocupante tendência a que se torne mais uma panacéia salvacionista, que ilude os alarmados e inibe os alarmistas, sem necessariamente resolver os problemas que geraram o alarde (BURSZTYN, 1993, p. 7).
Não se trata de algo conjuntural, mas do esgotamento de um sistema que tem como motor o ter e o acumular. Um desenvolvimento que tem como pressuposto básico o crescer mais, sem parar, sem respeitar limites naturais. Tudo para concentrar riquezas, não importando a destruição ambiental