Dimensionamento
Este trabalho tem o intuito de mostrar os possíveis fatores que afetam a produtividade de uma empresa que trabalha com ensaios de resistência de aço voltado para a construção civil. Visa analisar os fatores econômicos, os processos necessários para a execução do projeto, o gerenciamento empresarial; desta forma, visa mostrar uma descrição dos processos, como eles estão interligados e como devem ser melhorados pra um melhor desempenho do laboratório de testes em todos os seus aspectos.
1. INTRODUÇÃO
Todo projeto de um componente mecânico ou, mais amplamente, qualquer projeto de engenharia, requer, para sua viabilização, um vasto conhecimento das características, propriedades e comportamento dos materiais disponíveis, sendo este fundamental para calcular o grau de confiabilidade do projeto.
Devido a empresa se tratar da avalição dos ensaios de tração e compressão do aço, avaliar suas propriedades é essencial para que ele satisfaça as condições exigidas quando for aplicado. Desta forma, o profissional competente estará atento a estas informações no dimensionamento de seus projetos.
O ensaio de tração consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova até a ruptura. Trata-se de um ensaio largamente utilizado na indústria de componentes mecânicos devido às vantagens de fornecer dados quantitativos das características dos materiais.
O ensaio de compressão é conduzido de uma maneira semelhante a de um ensaio de tração, exceto pelo fato de que a força é compressiva e o corpo de prova se contrai ao longo da direção da tensão. Os ensaios de compressão são usados principalmente quando se deseja conhecer o comportamento de um material submetido a deformações grandes e permanentes, como ocorrem em aplicações de fabricação, ou quando um material é frágil sob tração.
Pode-se afirmar que as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o corpo de prova, ao menos até atingir-se a carga máxima nos limiares