Dimensionamento
2012
1- Instrumentos de Medição Elétrica
1.1 Definição de Medida
Medida é um processo de comparação de grandezas de mesma espécie, ou seja, que possuem um padrão único e comum entre elas. Duas grandezas de mesma espécie possuem a mesma dimensão. No processo de medida, a grandeza que serve de comparação é denominada de “grandeza unitária" ou “padrão unitário". As grandezas físicas são englobadas em duas categorias, grandezas fundamentais e grandezas derivadas.
1.1.1 Grandezas fundamentais
São as unidades. grandezas
físicas
que
não
dependem
de
outras
Tabela 1 – Grandezas Físicas
1.1.2 Grandezas derivadas
São as grandezas derivadas fundamentais. Como por exemplo:
a
partir
Potência, dada em Watt (W) que deriva de [
Tensão, dada em Volt (V), derivando de [
das
grandezas
]
]
1.2 Sistema de unidades
É um conjunto de definições que reúne de forma completa, coerente e concisa todas as grandezas físicas fundamentais e derivadas. Ao longo dos anos, os cientistas tentaram estabelecer sistemas de unidades universais como, por exemplo, o CGS, MKS e o SI.
1.2.1 Sistema Internacional (SI)
É derivado do MKS e foi adotado internacionalmente a partir dos anos 60. É o padrão mais utilizado no mundo, mesmo que alguns países ainda adotem algumas unidades de outros sistemas de medição.
1.3 Noções de Padrão, Calibração e Ajuste
1.3.1 Padrão
Padrão é um elemento ou instrumento de medida destinado a definir, conservar e reproduzir a unidade base de medida de uma determinada grandeza. Possui uma alta estabilidade com o tempo e é mantido em um ambiente neutro e controlado
(temperatura, pressão, umidade, etc. constantes).
Exemplos de padrões de grandezas elétricas:
Corrente Elétrica: O ampere é a corrente constante que, mantida entre dois condutores paralelos de comprimento infinito, de secção transversal desprezível, separados de 1 m