dimensionamento de estacas
Estacas são consideradas elementos estruturais e podem ser de diferentes materiais tais como, madeira, concreto, aço, sendo armadas ou não, são elementos de fundação projetas para suportar cargas verticais, horizontais ou inclinas.
A fundação de estacas deve ser utilizada quando o solo é de baixa resistência ou é abaixo do nível da agua, para proporcionar escoramentos laterais, e ancora mentos, este tipo de fundação também alcança altas profundidades.
As estacas são classificadas conforme a forma de trabalho estaca de ponta, carga suportada apenas pela ponta; estaca de atrito capacidade de carga estabelecida pelo atrito lateral com o solo e estaca mista, junção das duas. As estacas são estaladas no terreno por escavação, cravação e prensagem.
As estacas são dimensionas para projeto, utilizando os métodos empíricos para dimensionamento, métodos tais como Aoki e Veloso (1975) e Decourt e Quaresma (1978).
Aoki e Veloso método proposto pelo engenheiro Nélson Aoki e Dirceu Velloso criado no ano de 1975 foi o primeiro método de dimensionamento do Brasil sendo ele base para todos os demais. Decourt e Quaresma proposto por Luciano Décourt e Artur Quaresma em
1978, seguindo como base o método Aoki e Veloso, sendo que estes dois métodos admitem que a carga de ruptura do solo que dá suporte a uma estaca isolada, igual a parcela de carga de ruptura suportada por atrito lateral ao longo do fuste da estaca, multiplicado a parcela de carga de ruptura suportada pela resistência de ponta da estaca, diferenciando-se conforme a formato do método de calculo.
CONCLUSÃO
Neste trabalho destaca-se o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos durante aula no dimensionamento de fundações por estaca. Ocorreram problemas em que os acadêmicos procuraram soluções técnicas e financeiras. Os problemas encontrados coincidem com os casos do dia-a-dia, melhorando a formação profissional dos mesmos.
As estacas escavadas com trado mecânico são uma boa solução