Dimensionamento de bombas hidraulicas
Engenharia Civil – 6º período B
Geraldo Magela Marques
Raquel de Faria Corrêa
Sistemas Elevatórios: Dimensionamento de bombas
Sete Lagoas
2014
1 – Introdução
Em face da crescente demanda por desenvolvimento social e econômico nas sociedades atuais, a inserção das máquinas para a realização da distribuição e coleta de água facilitou o que antes parecia impossível: a adoção de sistemas que funcionam contrários à força da gravidade.
Para que esses sistemas elevatórios consigam vencer obstáculos naturais e funcionem adequadamente, é necessária a transferência de energia para o líquido, por meio de um sistema eletromecânico, a bomba hidráulica.
Bombas hidráulicas são máquinas que recebem energia potencial (força motriz de um motor ou turbina), e transformam parte desta potência em energia cinética (movimento) e energia de pressão (força), cedendo estas duas energias ao fluído bombeado, de forma a recirculá-lo ou transportá-lo de um ponto a outro.
O presente trabalho visa o dimensionamento de uma bomba hidráulica para atender a uma situação fictícia, conforme dados propostos no projeto em anexo (vide anexo I).
– Bombas centrífugas
Bombas centrífugas são aquelas em que a energia fornecida ao líquido é primordialmente do tipo cinética, sendo posteriormente convertida em grande parte em energia de pressão. Nas bombas centrífugas a movimentação do líquido é produzida por forças desenvolvidas na massa líquida de um rotor.
Seu propósito é converter a energia de uma fonte motriz principal (um motor elétrico ou turbina), a princípio, em velocidade ou energia cinética, e então, em energia de pressão do fluido que está sendo bombeado.
Ilustração 1 – Componentes gerais de uma bomba centrífuga– PRINCIPAIS COMPONENTES DA BOMBA CENTRÍFUGA
ROTOR OU IMPULSOR
Órgão móvel que fornece energia ao fluido. É responsável pela formação de depressão no seu centro, para aspirar o fluido, e de sobrepressão na periferia, para